Os Benefícios do Judô na Educação Infantil abordam a importância desse esporte no desenvolvimento físico, intelectual e moral das crianças, destacando também a relação interpessoal entre aluno e professor.

O esporte nessa fase é pouco explorado nas escolas e, quando presente, é tratado como atividade extracurricular. A sociedade muitas vezes associa esportes de combate à violência, mas para educadores, o Judô contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, além de promover a interação social.

Duas instituições de ensino foram observadas para demonstrar as diferentes abordagens da prática do Judô na educação infantil.

O Significado do Judô

Judô vem do japonês: JU = suave, = caminho. Ou seja, Caminho Suave.

É um esporte saudável, sem incitação à violência, e pode ser praticado por todas as idades.

Objetivo do Estudo

Promover o bem comum através da transformação do indivíduo em três aspectos:

  1. Condicionamento físico: esforço físico ordenado e metódico que fortalece o corpo e previne acidentes.
  2. Espírito de luta: desenvolve autodefesa, autoconfiança e autocontrole.
  3. Atitude moral autêntica: induz à humildade, respeito, tolerância, cooperação e generosidade.

O Judô é uma ferramenta para ensinar cortesia, melhorar a atitude social e lapidar o caráter moral da criança.

Valores Trabalhados pelo Judô

  • Disciplina
  • Respeito
  • Educação
  • Condicionamento Físico
  • Técnica
  • Humildade

Com uma prática bem orientada, o Judô proporciona calma, paz de espírito, dignidade, compaixão e amor ao próximo.

Ensino do Judô para Crianças

A criança precisa ter prazer no que faz. O Judô deve ser ensinado com base na recreação, sem impor formas técnicas.

Kishimoto (1997): “A criança deve desenvolver habilidades para interagir com o meio natural e social por meio de brincadeiras.”

Virgilio (1986): “Entre 6 a 10 anos, o ensino deve ser baseado na recreação.”

O Judô e a Educação Física

O Judô na educação física ajuda a combater ideias equivocadas como:

  • “Esporte é só saúde.”
  • “Esporte é solução para tirar jovens das drogas.”
  • “Esporte melhora a inteligência.”

A iniciação esportiva infantil deve priorizar o desenvolvimento e não o alto rendimento. O professor precisa ter habilidade pedagógica, não apenas técnica.

O Papel do Professor

O professor é peça-chave. Deve formar cidadãos íntegros dentro e fora do tatame.

Virgilio (1986): “O professor é peça importante na integração da criança na sociedade.”

Fases do Desenvolvimento Infantil (Cazzarato & Costa, 1991)

  1. 0 a 1 ano: psicomotricidade; contato com ambientes (água, terra, ar).
  2. 1 a 6 anos: coordenação motora fina – andar, saltar, pegar.
  3. 6 a 12 anos: desenvolvimento ósseo, muscular e psíquico. Ideal para conhecer várias modalidades esportivas.
  4. 12 a 18 anos: aprimoramento motor e início de esportes competitivos.

Objetivos da Educação Física com o Judô

  1. Ampliar o vocabulário motor com jogos lúdicos.
  2. Conhecimento de várias modalidades esportivas.
  3. Trabalho com especialização e competição.

Lima (2003): a iniciação no Judô deve ser lúdica e generalizada, focando nos movimentos naturais e habilidades motoras básicas.

Conclusão

Cada faixa etária possui características específicas que devem ser respeitadas. A metodologia deve se adaptar para garantir prazer e bem-estar nas atividades.

Felix (2005): “A educação psicomotora é essencial para a construção do caráter educativo das crianças.”

Fonte: efdeportes.com