Os Benefícios do Judô na Educação Infantil abordam a importância desse esporte no desenvolvimento físico, intelectual e moral das crianças, destacando também a relação interpessoal entre aluno e professor.
O esporte nessa fase é pouco explorado nas escolas e, quando presente, é tratado como atividade extracurricular. A sociedade muitas vezes associa esportes de combate à violência, mas para educadores, o Judô contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, além de promover a interação social.
Duas instituições de ensino foram observadas para demonstrar as diferentes abordagens da prática do Judô na educação infantil.
O Significado do Judô
Judô vem do japonês: JU = suave, DÔ = caminho. Ou seja, Caminho Suave.
É um esporte saudável, sem incitação à violência, e pode ser praticado por todas as idades.
Objetivo do Estudo
Promover o bem comum através da transformação do indivíduo em três aspectos:
- Condicionamento físico: esforço físico ordenado e metódico que fortalece o corpo e previne acidentes.
- Espírito de luta: desenvolve autodefesa, autoconfiança e autocontrole.
- Atitude moral autêntica: induz à humildade, respeito, tolerância, cooperação e generosidade.
O Judô é uma ferramenta para ensinar cortesia, melhorar a atitude social e lapidar o caráter moral da criança.
Valores Trabalhados pelo Judô
- Disciplina
- Respeito
- Educação
- Condicionamento Físico
- Técnica
- Humildade
Com uma prática bem orientada, o Judô proporciona calma, paz de espírito, dignidade, compaixão e amor ao próximo.
Ensino do Judô para Crianças
A criança precisa ter prazer no que faz. O Judô deve ser ensinado com base na recreação, sem impor formas técnicas.
Kishimoto (1997): “A criança deve desenvolver habilidades para interagir com o meio natural e social por meio de brincadeiras.”
Virgilio (1986): “Entre 6 a 10 anos, o ensino deve ser baseado na recreação.”
O Judô e a Educação Física
O Judô na educação física ajuda a combater ideias equivocadas como:
- “Esporte é só saúde.”
- “Esporte é solução para tirar jovens das drogas.”
- “Esporte melhora a inteligência.”
A iniciação esportiva infantil deve priorizar o desenvolvimento e não o alto rendimento. O professor precisa ter habilidade pedagógica, não apenas técnica.
O Papel do Professor
O professor é peça-chave. Deve formar cidadãos íntegros dentro e fora do tatame.
Virgilio (1986): “O professor é peça importante na integração da criança na sociedade.”
Fases do Desenvolvimento Infantil (Cazzarato & Costa, 1991)
- 0 a 1 ano: psicomotricidade; contato com ambientes (água, terra, ar).
- 1 a 6 anos: coordenação motora fina – andar, saltar, pegar.
- 6 a 12 anos: desenvolvimento ósseo, muscular e psíquico. Ideal para conhecer várias modalidades esportivas.
- 12 a 18 anos: aprimoramento motor e início de esportes competitivos.
Objetivos da Educação Física com o Judô
- Ampliar o vocabulário motor com jogos lúdicos.
- Conhecimento de várias modalidades esportivas.
- Trabalho com especialização e competição.
Lima (2003): a iniciação no Judô deve ser lúdica e generalizada, focando nos movimentos naturais e habilidades motoras básicas.
Conclusão
Cada faixa etária possui características específicas que devem ser respeitadas. A metodologia deve se adaptar para garantir prazer e bem-estar nas atividades.
Felix (2005): “A educação psicomotora é essencial para a construção do caráter educativo das crianças.”
Fonte: efdeportes.com